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sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Ativ 3.5 - PROJETO “VIAJANDO NA LEITURA”


PROJETO “VIAJANDO NA LEITURA”

PLANO DE AULA 

1.      Apresentação
Profª. Patrícia Queiroz de Brito
Profª. Suzana Alves Araújo
Turma: Pré-Escolar 2º Período

1.      Justificativa:
O Sítio do Pica pau Amarelo, obra do autor Monteiro Lobato inspira muita imaginação fantasia, faz de conta... As crianças na idade pré-escolar, estão passando por uma transição em relação ao seu comportamento, estão experimentando uma nova fase: a linguagem. Nesta transição a criança sente necessidade de fingir ser alguém, de fantasiar situações. Daí surge a parceria entre o Sítio e toda a simbologia refletida nas brincadeiras de faz-de-conta. Elas vivem num mundo imaginário onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas. Com isto, vemos a importância de se trabalhar o Folclore como um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as parlendas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças que formam esse jogo chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a cultura do nosso país, logo ele não poderia ficar fora do espaço pré-escolar. Encontramos apoio na literatura de Monteiro Lobato e assim através das viagens proporcionadas pela leitura das maravilhosas histórias vividas pelos personagens da obra O Sítio do Pica-pau Amarelo resolvemos contar o folclore de maneira significativa para as crianças, através de alguns desses personagens fantásticos.
1.      Objetivo:
Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. E nosso objetivo é tirar a poeira dos livros e histórias do nosso Folclore brincando com as possibilidades que oferecem
1.      Conteúdos
a) Conceituais: Construir conceitos com as crianças sobre o que é folclore através de experiências vivenciadas por elas.
b) Procedimentais: Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da cultura humana como novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.
c) Atitudinais: Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de viver de diferentes gerações.     
5. Áreas
a) Formação Pessoal e Social: socialização, respeito, valorização do outro, autonomia, iniciativa.
b) Linguagem Oral e Escrita: fala, diálogo, argumentação, parlenda, travalíngua, adivinhações, cantigas, escrita, leitura, lendas, textos informativos.
c) Natureza e Sociedade: história dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e contar histórias.
d) Movimento: danças, brincadeiras.
e) Música: cantigas.
f) Arte: dramatização de lendas.
g) Matemática: construção de brinquedos
6. Recursos:
Livros e revistas, sucata, papéis coloridos,cola, tesoura, Cds com histórias e cantigas, brinquedos, fantasias, máquina fotográfica, datashow, caixa de som, microfones, Tv e DVD.
7. Desenvolvimento:
a) Nosso plano de aula foi embasado no decorrente projeto desenvolvido na escola, “Viajando na Leitura”. Na culminância do projeto será apresentado para os alunos dramatizações teatral com os personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo. Contar de histórias, cantigas de roda, músicas, adivinhas e muito mais.
b) Assistiremos as apresentações no pátio da Escola junto com todos os alunos;
c) Na sala de aula, discutiremos em rodinha sobre o que é folclore, e associaremos ao que foi apresentado.
d) Os alunos assistirão agora a um vídeo no data show, produzido em um programa de computador, identificando cada personagem do Sítio que também faz parte do Folclore Brasileiro.
e) Trabalharemos também com as parlendas, a primeira será “A galinha do vizinho”;
f) Faremos o registro em atividade xerocada, colocando o número e a quantidade de ovos botados pela galinha;
g) Ao final da aula confeccionaremos uma “galinha” com copo descartável, cordão, gravura de galinha.
8. Avaliação:
 A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação.

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