Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

PLANEJANDO UMA ATIVIDADE - PROJETO FESTA JUNINA


-->
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: Aprendendo e Ensinando com as Tic’s

CURSISTAS: Patrícia Queiroz de Brito e Suzana Alves Araújo

UNIDADE: 2

ATIVIDADE: 2.5 Planejando com projetos

MUNICÍPIO: São João da Lagoa

ESCOLAS: E. M. Benedito pereira Lima e Pré-Escolar Municipal fada Encantada

FORMADORA: Maria de Lourdes Matos




PROJETO PEDAGÓGICO - FESTAS JUNINAS

Realizamos este projeto para a E.M.B.P.L e o Pré-Escolar M.F.E. O mesmo tras sugestões de inovações nas práticas pedagógicas com a inclusão dos recursos tecnológicos disponíveis em nossas escolas para o estudo e diferentes abordagens da temática: festas Juninas.

1 IDENTIFICAÇÃO

Tema: Festas Juninas
Tempo de execução: 05 dias
Áreas envolvidas: Interdisciplinar.
Abrangência do Projeto: maternal ao 5º do Ensino Fundamental
*o projeto foi desenvolvido do maternal ao 5° ano, no entanto fizemos as observações e interferencias apenas no 5º ano do Ensino Fundamental.

2 JUSTIFICATIVA

Tendo em vista que o mês de Junho sempre desperta um grande interesse nos alunos em trabalhar o assunto “Festa Junina”, marcado por grandes comemorações, variações no cardápio, no clima e na movimentação em geral de muitas regiões. Decidimos abordar essa temática para o desenvolvimento do nosso projeto, embora já estejamos no mês de julho não desprezamos o tão interessante tema que ainda mobiliza toda a escola antes das “férias”. Apesar do auge da festa acontecer na noite de São João, é comum em muitas instições educacionais adiar as comemorações para o mês de julho onde os festejos ganham maior proporção. É uma comemoração muito grande pois envolve os alunos em trabalhos dentro das salas de aula, pesquisas por meio da internet, de entrevistas com familiares resgatando e valorizando tradições da região e do município e ainda mobiliza toda a comunidade nos preparativos, com a ornamentação de ambientes, comidas típicas, músicas folclóricas, etc.

3 OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL:

Enriquecer o conhecimento dos alunos quanto aos costumes que envolvem as festas juninas, para que os mesmos possam valorizar essas tradições culturais.


3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Conhecer a origem das festas juninas (História);
  • Compreender como são comemoradas essas festividades em alguns lugares do mundo(Geografia);
  • Estudar a simbologia e riqueza de tradições que envolvem as festas (Cultura)
  • Apreciar e conhecer as características rítmicas – musicais que compõem as festividades (Artes);
  • Estudar a culinária apreciada nessas festas (Ciências);
  • Estimular a criatividade, a imaginação e o envolvimento dos alunos em torno da temática, mediante produções textuais orais ou escritas, pesquisas e atividades artísticas (Linguagem).

3.3 OBJETIVO COMPARTILHADO:
Realizar um festival de cultura junina, no qual os alunos apresentarão danças típicas estudadas e ensaiadas durante o desenvolvimento do projeto.

4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS E ATIVIDADES
Sugestões:

  • Em História: pesquisas na internet acerca da origem das festas juninas e resumo do conteúdo pesquisado (atividade individual);
  • Em Geografia: pesquisa na Internet sobre as comemorações juninas em outros lugares do mundo, apresentação de seminários sobre o assunto (atividade em grupo- cada grupo fala sobre as tradições em um local diverso);
  • Em Cultura: aulas expositivas e dialogadas sobre as tradições juninas, propor a construção de toda a simbologia junina através de criações artísticas que representem as festas(maquetes);
  • Em Artes: Pesquisar na internet as características dos ritmos juninos: forró, xote e xaxado e como se dança esses ritmos ou pesquisar os tipos de quadrilhas juninas. Expor os resultado das pesquisas através de aulas expositivas e dialogadas;
  • Em Ciências: Pesquisar na internet os alimentos que fazem parte da culinária junina e como são produzidos. Elaborar resumos do conteúdo.

5 RECURSOS MATERIAIS

Computador, impressora, Internet, papeis diversificados, colas, tesouras, isopor, aparelhos de som, datashow, máquina digital, máquina foto copiadora entre outros.

6 AVALIAÇÃO

A avaliação será mediante a observação do envolvimento individual e coletivo dos alunos frente às atividades propostas durante o desenvolvimento do projeto.

7 CULMINÂNCIA
Para a culminância do projeto a proposta é realizar um Festival de Cultura Junina, com organização de apresentações de danças tradicionais e degustação de comidas típicas.

Observações:

8 REFERENCIAS

FILHO, Ciro Marcondes. Televisão, a vida pelo vídeo. São paulo. Ed. Moderna, 1988.
MINAS GERAIS. Secretaria do Estado da Educação. Coleção Veredas. Guia de Estudo. Belo Horizonte: SEE-MG, 2002-2005.
MINAS GERAIS. Secretaria do Estado da Educação 2008. Guia do Alfabetizador. 2º semestre

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário